domingo, 11 de outubro de 2015

{Review} A Moreninha



Título original: A Moreninha

Autor: Joaquim Manoel de Macedo

Editora: Scipione

Ano da Edição: 2001

Sinopse: Quatro jovens navegando dentro de uma caravela, totalmente bêbados. Eles foram convidados por Filipe para passarem um fim de semana em Sant’Ana, na casa da avó dele. Um deles lança uma aposta ao que vive com uma nova mulher ao seu lado. A aposta era: Se Augusto se apaixonasse por uma das meninas da ilha onde estava indo, ele teria de escrever um romance. Caso contrário, Filipe, o autor da aposta, era quem deveria escrevê-lo.

Personagens:

|-> Filipe: Estudante de Medicina. Foi ele quem convidou Augusto, Fabrício e Leopoldo para passarem o fim de semana na casa de sua avó. O mesmo também lançou a aposta ao Augusto.

|-> Leopoldo: Estudante de medicina. Ele é o mais animado da turma.

|-> Fabrício: Quando se trata de relacionamentos, ele é mesquinho. Em certa hora, pede ajuda ao amigo Augusto para se livrar de uma moça, que estava no seu pé.

|-> Augusto: Mulherengo. Ele se apaixona fácil por uma moça, mas logo tudo acaba. Apesar desse jeito dele, sabe ser romântico.

|-> Joana: Uma bela moça, prima de Filipe. Possui cabelos e olhos negros e a pele pálida.

|-> Joaquina: Outra prima de Filipe. Esta possui cabelos louros, olhos azuis e sua face é rosadinha.

|-> Dona Ana: Avó de Filipe. É uma senhorinha amável que nutre um grande carinho por Moreninha. Ela também dá conselhos à Augusto e, sempre que pode, conversa com ele.

|-> Moreninha: A pequena irmã de Filipe. Travessa, engraçada e impertinente, alegra a casa com suas perguntas e travessuras.

|-> Dona Violante: Senhora amiga de Ana. Sempre conversava sobre doenças com Augusto, o que o chateava muito.

Minha Opinião:

Um livro muito bom de ler. Gostei demais dele. Quando o li pela primeira vez foi um pouco complicado compreendê-lo, afinal eu era bem nova. Com o tempo, depois de ler o livro todo ano, comecei a compreender os sentimentos de Augusto com relação ao amor, as reviravoltas que ele teve na vida e o porquê do mesmo nunca ter parado com uma mulher só. Esse livro é simplesmente perfeito. É o primeiro livro de um escritor brasileiro que eu faço questão de ler todos os anos. Com o tempo, a escrita vai ficando fácil de compreender e gostosa de ler. Recomendo muito para quem gosta de autores brasileiros. Se você não leu ainda, está perdendo um grande livro de um escritor de sua terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário